Matemática


Os egípcios antigos deixaram um verdadeiro legado cultural, político e social para o mundo moderno. Esse povo místico e misterioso deixou marcas inapagáveis para toda a história da humanidade. Isto é, e será sempre, inquestionável.

Eu gostaria de realçar, por exemplo, uma contribuição genial dos egípcios para todos nós: trata-se da Matemática, a ciência dos números e dos cálculos. Claro que ela não nasceu inteira no Egito, mas foi de lá que chegou até o mundo atual, concomitante à Matemática grega, indiana e árabe.

A partir do Renascentismo, o desenvolvimento da Matemática foi maior na Europa, ajudando as novas descobertas científicas e tendo um crescimento acelerado que dura até os dias de hoje.

O povo das pirâmides conseguiu deixar essa importante contribuição para a tecnologia atual. Sem os conteúdos matemáticos, não teríamos, hoje, a informática, a programação eletrônica, a produção de chips para computadores, a nanotecnologia, os aparelhos usados na Medicina, entre outros avanços.

Devemos as conquistas tecnológicas atuais ao povo do antigo Egito. Apesar de terem vivido numa época muito remota e escassa, os egípcios detinham um conhecimento técnico-científico muito além dos povos da sua época, e muito próximo da realidade atual. Dentre esses conhecimentos está a ciência dos cálculos.

Só para citar um exemplo clássico, destaco a construção das pirâmides, com base na astronomia e na Matemática. A engenharia moderna, com todos os seus avanços, não se atreveria a construir gigantes como aqueles deltas, cravados no deserto do Saara, há mais de 20 mil anos.

Autor: Gesiel Albuquerque

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rodrigo Romo é uma farsa

Esclarecimentos enviados por Rodrigo Romo

Anjos, deuses e equívocos