Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 21, 2012

Disfarçar a dor

Imagem
Muita gente costuma fingir um estado de tranquilidade para continuar a existência sem grandes confrontos. É enorme a quantidade de pessoas vivendo assim espalhadas por todo o globo terrestre. Os dramas individuais passam a ser disfarçados por representações de alegria que, se confrontada com o espelho das lembranças, será facilmente revelada como tristeza.

No fundo, há poucas pessoas verdadeiramente integradas com o universo de paz e tranquilidade; e isso é a regra, não é excessão. Todos os seres humanos possuem algum trauma, alguma insatisfação ou algum bloqueio. O ideal é que essas coisas não existissem, mas já que existem, o certo é, ao menos, saber conviver com elas.

Ninguém entra doente neste planeta e sai definitvamente curado. Não custa lembrar que, apesar de ser um "hospital", a Terra não faz milagres. Isso porque nossa história não se resume ao que acorre apenas aqui, e sim, ao que fazemos, deixamos de fazer ou fazem conosco nas diversas dimensões em…

Existência e Relacionamento

Imagem
A matéria do nível quântico, devemos ter em mente, não é muito "material", certamente não no sentido que seria reconhecido por Descartes ou Newton. No lugar das íntimas bolinhas de bilhar movidas por contato ou por forças, há apenas uns tantos padrões de relacionamento ativo, elétrons e fótons, mésons e núcleons que nos irritam com suas ardilosas vidas duplas; ora são posição, ora momento, ora partícula, ora onda, ora massa, ora energia — e todos reagindo entre si e com o ambiente.

Existência e relacionamento são um só emaranhado na esfera quântica, como na vida diária. São os dois lados da moeda quântica e são basicamente o que queremos dizer com a dualidade onda—partícula. Assim como a mente e o corpo são os dois lados da existência humana, aquele alerta, ou percepção de fundo não focalizado, e o pensamento concentrado são os dois lados de nossa vida mental. [...] Em qualquer sistema quântico de duas ou mais partículas, cada partícula tem igualmente "capacidade de ser&q…