Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 10, 2011

Depressão

Imagem
A depressão é uma doença mais perigosa do que se imagina e menos estudada do que poderia ser. As causas do processo depressivo podem ser diversas; porém, eu as divido em dois quadros distintos: orgânico e espiritual.

O quadro depressivo orgânico refere-se a algumas disfunções dos órgãos do corpo humano, principalmente, aquelas ligadas ao desempenho do cérebro ou do sistema nervoso central. Esse tipo de depressão tem causas detectáveis através de exames clínicos e pode ser tratada com medicamentos neuroativadores ou neuroinibidores.

O médico norteamericano Michael Posternak (2004) afirma não existir uma causa exata para o surgimento da depressão. Para ele, a ciência médica culpa o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Este pesquisador instrui que para se constatar o estado depressivo de um paciente, dentre outros fatores, deve-se verificar se ele sente tristeza na maior parte do dia, quase todos os dias, e se ele não demonstra o mesmo p…

Matemática

Imagem
Os egípcios antigos deixaram um verdadeiro legado cultural, político e social para o mundo moderno. Esse povo místico e misterioso deixou marcas inapagáveis para toda a história da humanidade. Isto é, e será sempre, inquestionável.

Eu gostaria de realçar, por exemplo, uma contribuição genial dos egípcios para todos nós: trata-se da Matemática, a ciência dos números e dos cálculos. Claro que ela não nasceu inteira no Egito, mas foi de lá que chegou até o mundo atual, concomitante à Matemática grega, indiana e árabe.

A partir do Renascentismo, o desenvolvimento da Matemática foi maior na Europa, ajudando as novas descobertas científicas e tendo um crescimento acelerado que dura até os dias de hoje.

O povo das pirâmides conseguiu deixar essa importante contribuição para a tecnologia atual. Sem os conteúdos matemáticos, não teríamos, hoje, a informática, a programação eletrônica, a produção de chips para computadores, a nanotecnologia, os aparelhos usados na Medicina, entre outros avanços…