Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 28, 2013

Karma é uma palhaçada

Imagem
Nos últimos 40 anos, tem se difundido no ocidente uma ideia importada do oriente, mais precisamente da Índia, através do budismo, do induísmo e outras religiões, sobre as causas dos sofrimentos humanos. Trata-se do Karma. O lema desse pensamento é enfatizar que, ao sofrermos adversidades na vida, estamos pagando pelos erros/crimes/pecados que cometemos em outras.
Essa ideia também é defendida pelo Espiritismo, religião codificada em 1857 pelo professor francês Allan Kardec. O ponto de vista dessas religiões é o mesmo. Ou seja, tudo o que sofremos é resultado do que fizemos.
O meu ponto de vista sobre o karma é que isso tudo é uma tremenda palhaçada instituída para dar um certo consolo àqueles inconformados com os seus desgostos. Dessa forma, o pobre se sente confortado porque sabe que a sua pobreza é um castigo, o rico entende que já foi pobre e na vida atual é a vez de usufruir; o doente mental, o paralítico e os enfermos perenes também se consolariam com tudo o que passam até o fim, c…