domingo, 17 de abril de 2011

Tipos de medos

1. Ablutofobia = medo de lavar-se ou de tomar banho.

2. Aclofobia = medo de multidões.

3. Acousticofobia = medo de ruído.

4. Afefobia = medo de ser tocado.

5. Agliofobia = medo de sentir ou sofrer dores.

6. Agorafobia = medo de lugares públicos com multidões, a grandes espaços descobertos ou ao sair de casa .

7. Baofobia = medo de ser incapaz de ficar em pé ou de andar e cair.

9. Barofobia = medo da gravidade. (atração que a Terra exerce sobre
qualquer corpo colocado nas suas vizinhanças).

10. Biofobia = medo de viver, ou do convívio com o gênero humano.

11. Blennofobia = medo de lama, lodo ou coisas viscosas.

12. Bogyfobia = medo de duendes ou espantalhos.

13. Bolshefobia = medo dos bolchevistas e por extensão aos comunistas.

Robson Pinheiro

Os Exus

Muitos do próprio culto confundem os exus com outra classe de espíritos, que se manifestam à revelia em terreiros descompromissados com o bem. Na Umbanda a caridade é lei maior, e esses espíritos, com aspectos os mais bizarros, que se manifestam em médiuns são, na verdade, outra classe de entidades, espíritos marginalizados por seu comportamento ante a vida, verdadeiros bandos de obsessores, de vadios, que vagam sem rumo nos subplanos astrais e que são, muitas vezes, utilizados por outras inteligências, servindo a propósitos menos dignos.

Além disso, encontram médiuns irresponsáveis que se sintonizam com seus propósitos inconfessáveis e passam a sugar as energias desses médiuns e de seus consulentes, exigindo ”trabalhos”, matanças de animais e outras formas de satisfazerem sua sede de energia vital. São conhecidos como os quiumbas, nos pântanos do astral.

São maltas de espíritos delinqüentes, à semelhança daqueles homens que atualmente são considerados na Terra como irrecuperáveis socialmente, merecendo que as hierarquias superiores tomem a decisão de expurgá-los do ambiente terrestre, quando da transformação que aguardamos no próximo milênio.

Os médiuns que se sintonizam com essa classe de espíritos desconhecem a sua verdadeira situação. Depois, existe igualmente um misticismo exagerado em muitos terreiros que se dizem umbandistas e se especializam em maldades de todas as espécies, vinganças e pequenos ”trabalhos”, que realizam em conluio com os quiumbas e que lhes comprometem as atividades e a tarefa mediúnica. São, na verdade, terreiros de Quimbanda, e não de Umbanda. Usam o nome da Umbanda como outros médiuns utilizam-se do nome de espíritas, sem o serem.

Os espíritos que chamamos de exus são, na verdade, os guardiães, os atalaias do Plano Astral, que são confundidos com aqueles dos quais falamos. São bondosos, disciplinados e confiáveis. Utilizam o rigor a que estão acostumados para impor respeito, mas são trabalhadores do bem. Como nós, não exigem nem aceitam ”trabalhos”, despachos ou outras coisas ridículas das quais médiuns irresponsáveis, dirigentes e pais de santo ignorantes se utilizam para obter o dinheiro de muitos incautos que lhes cruzam os caminhos. Isso é trabalho de Quimbanda, de magia negra. Nada tem a ver com a Umbanda.
 
Autor: Robson Pinheiro
Livro: Tambores de Angola (p. 28)