Homenagem ao Radialista.



Meus amigos, o dia do radialista está ainda um pouco distante (07/11), mas resolvi fazer uma homenagem singela a essa profissão da qual faço parte com muito orgulho. Pensei em entrevistar um colega para representar a classe e escolhi o radialista Paulo Galvão, da Rádio Alvorada AM de Cruz das Almas.
Este jovem profissional começou a sua vida no rádio em 1990, atuando como rádio-amador, o que lhe fazia estar em contato com o país inteiro e com o mundo. Depois foi para a rádio alvorada - emissora que pertencia à sua família, cuja concessão foi dada pelo ministério das comunicações, na época, ocupado pelo falecido senador Antonio Carlos Magalhães.
Paulo ama o que faz. Não é a toa que ele comanda o programa “Jornal da Gente”, ao lado de Natan Mobuto, transmitido de segunda a sexta, das 6 às 8 da manhã.
Galvão profissionalizou-se como radialista através de um curso ministrado pelo sindicato dos radialistas de Feira de Santana, o qual foi chancelado pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Há três anos, este profissional tem abrilhantado o jornalismo radiofônico da nossa região com seu jeito claro e objetivo de comunicar.
Uma grande qualidade de Paulo Galvão é ser humilde; sempre que o encontro, elogio o seu desempenho e percebo o seu progresso. Quando ele começou como repórter, se dizia inseguro e cheio de dúvidas. Hoje, apresenta-se como um comunicador prudente, equilibrado e de bom tom de voz: não gagueja, não titubeia, não usa gerundismos, não emite opinião irresponsável e pesquisa todos os fatos. Galvão não é daqueles que planta a notícia; nem se deixa acomodar.
Ele diz o seguinte: “escolhi ser radialista para quebrar uma forma ultrapassada de dar a notícia. Vim para fazer o noticiário do momento, não o do mês passado.” Paulo critica o modelo de alguns jornais que dão notícias ocorridas há um ou dois meses, cujo impacto não se pode sentir mais, tampouco buscar soluções prementes.
Ser radialista não é fácil! Só permanece na profissão quem tem paixão pelo que faz, quem não tem medo nem preguiça de fazer um jornalismo sério e de qualidade. Acredito que Paulo Galvão seja um desses bons profissionais que podem orgulhar a radiodifusão baiana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rodrigo Romo é uma farsa

ETs Insectóides

DESFRAGMENTAÇÃO DA HOLOGRAFIA